O que difere uma placa tradicional de uma placa de identificação de um carro antigo?
- Rota Clássica
- 3 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Conheça as particularidades das placas de identificação de veículos históricos e como consegui-la.

As placas de identificação de carros em nosso país são padronizadas. Elas têm o fundo prateado e as letras na cor preta. Existem exceções, como os táxis que tem o fundo de sua placa na cor vermelha. Entretanto, poucos sabem que também existe essa exceção para carros antigos e de coleção. Nesse caso, a placa é preta.
O processo para conseguir esse direito não é dos mais fáceis, porém, nós do Rota Clássica iremos te ensinar a como adquiri-la!
1º passo - É necessário que você tenha seu certificado de originalidade para seu carro antigo. O mesmo deve ser reconhecido pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e reconhecido por uma entidade credenciada (pessoas jurídicas sem fins lucrativos que buscam apenas a preservação de carros antigos).
2º passo - Após a aprovação no DENATRAN e na entidade, o proprietário deve efetuar sua mudança de categoria junto ao órgão do transito.
É importante frisar que, uma vez que essa placa é colocada, o proprietário deve obrigatoriamente manter de 70 a 80% das características originais do carro. Pintura, interior, rodas e motor são algumas das partes do veículo que não podem ser alteradas.
Se você se interessou por esse assunto, continue nos acompanhando e confira as demais postagens do blog Rota Clássica.
Que massa, meu